Tuesday, April 21, 2020

Aprendizado sobre Sistemas Operacionais na Prática

Problema


O modelo de ensino da sociedade atual mostra uma abordagem com grande exposição teóricas pelos professores e compreensão e absorção passiva por parte dos alunos. É necessário tratar este modelo de ensino de outra maneira com maior participação e interação dos alunos não só com a teoria, mas também com a prática do tema ministrado. O contato dos alunos de maneira prática aumenta a compreensão e aprendizagem. A parte teórica, apesar de muito importante, não dá a sensação aos alunos de que realmente são capazes de usar a matéria para começar a construir um S.O.. Isso se dá, principalmente, porque a criação de novos sistemas operacionais se tornou invisível aos olhos da maior parte dos usuários. 
Sistemas como o Microsoft WindowsMacOS, e GNU/Linux já são extremamente famosos e complexos, isso faz o aluno se perguntar se uma pessoa realmente tem a capacidade de começar uma implementação sozinho e se o esforço para aprender mais sobre isso vale a pena, já que o mercado já é tomado por sistemas de sucesso.

Objetivo

Nesse blog, busca-se descobrir novos métodos que sejam capazes de fazer com que os interessados em Sistemas Operacionais sejam capazes de ganhar conhecimento prático no tema, ou seja, conhecimento na implementação de um S.O.. Em específico, é desejado tentar tornar mais acessível o conhecimento sobre alguns assuntos que são extremamente importantes mas que são dificilmente encontrados com explicações para a prática, modernas e em português, por exemplo, como os boot loaders funcionam.

Justificativa

Visto o problema motivador e o objetivo do blog, o público vem assim como os itens anteriores como justificativa para o artigo, o publico-alvo deste são os jovens alunos que desejam iniciar sua jornada em direção ao aprendizado de Sistemas Operacionais. Além disso, a existência de artigos como A Practical Implementation Course of Operating Sys- tems: Curriculum Design and Teaching Experiences[Tsao 2008]Hands-on operating systems made easy[Guzmán and Bobbie 2007] mostram que esse é sim um tema em que busca-se melhoria.

Referências

Guzmán, J. and Bobbie, P. (2007). Hands-on operating systems made easy. 
       Journal of Computing Sciences in Colleges, 22:145–151.


Tsao, S.-L. (2008). A practical implementation course of operating systems:
       Curriculum design and teaching experiences. pages 768–772.

 

Aprendendo um pouco mais sobre bootloaders

Neste link, há um PDF que dá uma boa introdução ao tema de bootloaders! É possível aprender mais sobre o processo de boot do computador e como fazer bootloaders. Recomendamos a leitura até a página 29, é um processo prático, muito bem explicado e divertido em que você terá a chance de escrever bootloaders por conta própria!

Blog x Sites: O motivo pelo qual escolhemos um Blog

Blogs e Sites são parecidos, mas há diferença entre eles!

Um site é normalmente mais formal e a comunicação nele é quase sempre no sentido site -> leitor. Enquanto isso, em um blog é possível usar uma linguagem menos formal e a comunicação entre autores e leitores fica muito mais simples.

A principal diferença, porém, é que um blog é formado por posts (como esse!) e um site contém várias páginas.

O motivo por termos escolhido um Blog ao invés de um Site é simplesmente a facilidade em adicionar mais conteúdo. Quando novo conteúdo for adicionado, basta que uma nova postagem seja feita, o que facilita muito o trabalho dos autores que deixam de precisar de manter todo um site (com produção em HTML/JavaScript/CSS).